29.2.12

Konxe bo Lingua!


Minikursu di  Polítika di Língua
Professora Adelaide Monteiro
Objectivos
Levar o formando a :
  • Conhecer a teoria subjacente às escolhas da política linguística;
  • Conhecer diferentes tipos de gestão da língua;
  • Conhecer a implementação de política linguística em diferentes regiões;
  • Reflectir sobre a situação de Cabo Verde.
Conteúdos
I - A literatura sobre a política linguística: conceito
  • O que é uma política de língua? Porque e como se traça uma política de língua
II - Gestão do plurilinguismo
  • O estado e a gestão das línguas
  • Estudos do caso: nacional, regional e internacional

Oficina Didactização de materiais para o ensino da língua cabo-verdiana
Professora Ana Josefa Cardoso
Objectivos
  • Sensibilizar para a diversidade de recursos materiais utilizáveis em sala de aula para o ensino da língua cabo-verdiana;
  • Produzir recursos didácticos que permitam desenvolver a consciência linguística e promover a literacia;
  • Incentivar a criação de suportes didácticos apelativos e adequados, tendo em vista os objectivos, os conteúdos e as competências (oralidade, leitura, escrita e funcionamento da língua) a serem desenvolvidas.
Conteúdos
I - Alguns conceitos-chave em Didáctica das Línguas
II - As competências essenciais em língua cabo-verdiana
III - A produção de materiais didácticos

“Ofisina di Língua Jestual”
Professoras Maria Jesus Ribeiro e Helena Tavares
Objectivos
  • Divulgar a língua gestual;
  • Conhecer as características da língua gestual;
  • Promover uma comunicação que permita uma relação mais próxima e harmoniosa com os surdos;
  • Reflectir sobre a situação de Cabo Verde.
Conteúdos
I - O que é a Língua Gestual
  • As características da língua gestual
II - Relato de experiências de vida de uma surda
  • Actividades práticas sobre a aprendizagem da língua

 “Ofisina di Skrita”
Professores Maria de Lourdes Lima e Emanuel de Pina
Objectivos
  • Explicar e socializar o Alupec;
  • Reflectir sobre as diversas grafias utilizadas com o Alupec para a escrita da língua cabo-verdiana;
  • Fazer comentário sobre a problemática da padronização da língua cabo-verdiana.
Conteúdos
I - O ALUPEC: significado e características intrínsecas
II - O ALUPEC e a escrita: a questão das grafias propostas pelo grupo proponente do Alupec
III - O conceito da escrita e a diferença entre grafia e ortografia (breve abordagem)
IV - A língua escrita e a estandardização/padronização (breve abordagem)
V - A padronização da língua cabo-verdiana para a escrita

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