15.4.10

Boka: Boka ta mora na ladera… por pontos!

-Nha Lingua e inda un padjigal!

As palavras por si sós definem uma Língua Natural?

Mesmo se entendermos que o jornalista quis dizer “Caboverdianos letrados”, não se pode estar de acordo com essa afirmação na medida em que todos os caboverdianos (cv) são letrados na norma culta do Português Europeu (PE).

Também não podemos ignorar que o falar  PB não esteja em Caboverde. Está na fala dos brasileiros e brasileiras nacionalizados que estão a desempenhar altas funções na administração pública Cv. Como consequência, deverão falar o PB nas suas reuniões e outros actos administrativos com os seus pares e subordinados, o que não implica “interactividade” em PB. É sabido que, por exemplo, quando esses “Brasilocaboverdianos” são entrevistados na Comunicação Social as perguntas dos Jornalistas Cvs são feitas em PE. Eles respondem em PB. Cada qual na sua variedade, um acto naturalissímo. E Ninguém tem nada Contra!

Se pensarmos nos letrados cv que rumam para o Brasil para continuarem os seus estudos e que por imperativo da norma culta brasileira sentem-se “obrigados” a escrever naquela. Sentem-se obrigados a falar PB? Mas, esses letrados, regressados a Cv, paulatinamente vão deixando esse “sotaque” abrasileirado, primando pelo sistema normativo do PE. Naturalmente, em Cabo Verde é o PE que é cultivado.

Portanto, não se pode afirmar que os letrados Cvs é que FALAM como os brasileiros, porque não é bem assim. Os Letrados Caboverdianos, em Cv, regra geral, capricham sempre quando é para falar e escrever o PE.

PS: Um qualquer observador atento não pode deixar de dar conta de alguns “desvios” no falar-escrever Português dos caboverdianos. Esses “desvios” encontram explicações sobretudo na sociolinguística.

O Brasil foi/é linguisticamente Crioulo. Crioulo num outro estagio evolutivo que efectivamente é nomeado de PB por oposição ao PE. Duas grandes variedades, duas Instituições de uma Língua Única .

Sem comentários:

Enviar um comentário