24.2.13

Perla d' oseanu pulitiku

 
O Crioulo é o UNO dos cabo-verdianos, é a língua que à priori deveria eliminar todos os eventuais complexos que hipoteticamente poderiam existir em relação a qualquer outra língua.
(...)
 
A inquestionável oficialização do crioulo e a sua utilização como uma das línguas de ensino em Cabo Verde, constitui um dos principais passos na consolidação da nossa independência. Na qualidade de principal recurso pedagógico que dispomos, constitui um elemento fundamental no desenvolvimento intelectual e académico da nossa juventude.
 
Pois com a sua introdução nas escolas, na sua função de língua primeira, veremos diminuir grandemente as assimetrias sociais, o abandono e o insucesso escolares. Isto para além de ser um gigantesco balão de oxigénio na auto-estima e autoconfiança das crianças e juventude, factores fundamentais na construção do novo homem preconizado por Amílcar Cabral, o arquitecto da nossa nacionalidade.
 
(...)
 
Mais ainda, não podemos descorar o papel que ele desempenha na unidade de todas as ilhas e da diáspora cabo-verdiana. Pois, o emigrante na Suécia fala sueco e crioulo, o emigrante em Holanda, holandês e crioulo, etc. Isso só para dizer que o seu desaparecimento ou a sua descaracterização poderia originar a fragmentação da Nação cabo-verdiana, pois o filho do imigrante e o próprio emigrante passariam a sentir-se estrangeiros em Cabo Verde."
 
Nelson Centeio, (Deputado da Nação)

Sem comentários:

Enviar um comentário