10.1.13

IdentidadI

- Identidade é um construsão: 'é um todo'. Mas...

(...)

"o pensamento de cabral era o pensamento de reafricanização dos espíritos _ logo a seguir à independência houve uma preocupação_ em termos das figuras de áfrica_ a própria toponímica foi toda alterada para incorporar esses nomes_ mas de facto foi uma coisa muito epidérmica_ ah_ em oitenta sobretudo quando_ é um marco porque é um corte em termos do paigc e o paicv_ há uma negação_ acaba por ser não só isto_ mas a negação da própria áfrica_ começa-se  a ver cada vez mais com um afastamento em noventa nos mudamos até os símbolos que também é significativo_ nós passamos a querer se identificar mais com a europa do que propriamente áfrica_ ainda hoje continua-se a discutir isso_ determinadas posições se vale a pena ou se não vele a pena_ porque há toda essa visão_ como há um desconhecimento também do continente africano _ o que vem ao de cima são informações...
Mm: mas_ é aceitável do seu ponto de vista_ esse desconhecimento_ esse desapego_ esse distanciamento_ _
não devia ser _ não devia ser_ portanto_ quer dizer que a educação falha neste sentido que nós devemos _ _ o que acontece_ se nós formos ver a geografia_ as ilhas estão mais ou menos ponteadas de costas voltadas para o continente_ na prática nós estamos de costas voltadas para o continente_ não conhecemos o continente_ nós não assumimos_ nós temos mais orgulho_ por exemplo_ deixem-me usar o meu caso_ eu teria muito mais orgulho em dizer_ tou a dar um exemplo_ bs porque vão ver que vem do bs da europa_ não sei quê_ não sei quê_ mas ninguém se preocupa em saber de a mãe negra em termos_ a minha ligação com áfrica _ e essa_ e essas questões_ mas de uma maneira geral_ mas isto é um problema sobretudo_ que foi e tem sido um grande problema em termos da própria intelectualidade nossa_ de uma maneira geral_ _
Mm : é uma questão que foi muito folclorizada_ até que ponto também esse folclore…
pode também ter contribuído para isso_ ver pessoa que antes desfrisavam o cabelo agora fazer exactamente o contrário_ as vestimentas e tudo isso_ _ eu acho que devia_ foi folclórico naquela primeira fase _ depois não foi uma coisa realmente apropriada e assimilada porque foi mais para dar uma deia_ até durante muito tempo_ mostrar as vestes de cabo verde_ isso mostrar_ isso mostrar do que não é…
 
Mm: e a parceria com a união europeia
 
isso é mais económico_ tirar_ tirar proveito_ nós não convivemos_ eu acho que o cabo-verdiano não convive de uma maneira geral_ não estou a generalizar_ mas é melhor restringir_ muitos de nós não convivemos bem com esta nossa identidade_ quando_ quando temos uma conveniência nós puxamos por um lado_ ou para o outro_ mas nós somos o todo_ _ e o que tem acontecido_ o que tem acontecido_ essa preocupação em termos económicos ver o proveito que se pode tirar disso e eu vejo essa parceria um pouco nessa linha e muitos dos resquícios anteriores que vem em termos dessa valorização da componente mais europeia e o “desenvolvimento” tá associado com _ com a europa_ _ então quer se aproveitar_ _ quando nos queremos fazer qualquer ranking em termos comparativos_ a nossa preocupação é querer ser a europa
Mm: mas a forma como nós colocamos é a melhor forma?
Ppnso que não_ _ nós não temos que procurar uma coisa negando a outra e é isto que eu acho que tem havido é determinados_ é muito de oportunismos_ eu não estava a querer usar esta expressão_ mas é mesmo isso_ _ "

Sem comentários:

Enviar um comentário