28.9.09

Pediatra! Penso que o alfabeto...!


"(...) Não se pense que seja anti-crioulo. Acho muito bem e louvável que se estude o nosso crioulo e outros e se utilize o alfabeto ALUPEC, mas sem atrapalhar a aprendizagem e o uso da Língua Portuguesa, donde derivou o nosso crioulo. Penso que o alfabeto Alupec será excelente para a alfabetização de adultos; aplicado a crianças na primária já não me parece muito recomendável, por estar em crer que quem aprender a escrever através do Alupec, dificilmente escreverá bem o Português e outras línguas. (...)".
Isto é um exceroto do que escreveu um médico especializado em pediatria.

Segundo Houaiss Pediatra é "médico especializado em pediatria". E Pediatria é: "especialidade médica que estuda as crianças e suas doenças"
Concluo com esta pergunta: o que é o Pediatra e a Pediatria tem a ver com a Língua e a Ciência Linguística?

2 comentários:

  1. Eu que nem sou linguista e muita menos pediatra,sei que são as crianças é que têm maior capacidade de assimilar diferentes linguas simultaneamente...por isso,os teóricos de educação,vêm defendendo que as linguas devem ser introduzida já no ensino primário e não no ensino secundário...

    ResponderEliminar
  2. Modifiquei o título do "post" por motivos óbvios. Aos meus leitores, que tenham uma visão reflexiva sobre "os escritos" daqueles que se auto-intitulam de leigos, mas... com toda a legitimidade. Nós queremos esclarecer...e divulgar o Ak enquanto "letras" pa ortografia di "son" di LCv.

    ResponderEliminar