11.6.09

... ninguém será obrigado a escrever para si próprio em Caboverdiano oficial.

http://bocadetubarao.blogspot.com/ Se é a favor, permita-me: ... quando fala em oficializar.... Não sei se está a referir oficializar "a fala" ou "a escrita"!Falar? Cada falante fala a sua variante, de preferência de forma cuidada de modo a se fazer entender (não sei se viu a ministra Madalena Neves em S.Vicente, discursou em crioulo imitando a variante local. Eu gostei :) ... e escrever? Escreve aquilo que quer escrever fazendo o uso possível do Alfabeto Caboverdiano. Este não tem as letras "q", "c", "ç" "tch"... mas tem "k" "s" e "tx" para representar esses sons. A letra "g" representa sempre o som "g" , "j" representa sempre o som "j".

Mais, se a questão fundamental se centrar apenas na ortografia normalizada ... É tudo mais fácil! Por exemplo, o pronome pessoal sujeito 1ª pessoa é representado por "N" (N da) e o pronome pessoal complemento directo tanto pode ser grafado como: da-m ou da-me... isto consoante a forma como pronuncia. (...) Quem não tem necessidade de "mutxuku" tem "manxeda", quem não tem necessidade de "makaku"/makoke" tem "santxu", etcetera... etcetera...

-mos bo é makaku! (= malandro, manhento e preguiçoso)
-mos bo é sima santxu! (=preguiçoso)

Mas, nesta de escrever o "meu" crioulo, é também compreensível que alguns Caboverdianos (aqueles que são!) escolarizados/formados na língua portuguesa resistam, sejam contra o Alfabeto Caboverdiano, porque não estão habituados a escrever neste alfabeto a Língua que falam... Até que qualquer um pode escrever ou continuar a escrever o crioulo como tem feito... como são os consagrados (ou não) músicos, escritores poetas, opinadores e outros artistas.
Era o que faltava... ninguém será obrigado a escrever para si próprio em caboverdiano oficial...

Agora, o que se quer é que se continue a sensiblizar a sociedade e as instituições... e que se dê início à formação de Professores de LCv para se começar a ensinar já aos nossos filhos que vão para a escola pela primeira vez para aprender a escrever e a ler a Língua (e a Cultura) crioula que fala em casa/comunidade (regional ou nacional) ... com o Alfabeto Caboverdiano ... e, respeitando as "regras intrinsecas" para a escrita da LCv.

PS: Quer escrever em LCv ? ... Esqueça o Alfabeto Português para escrever a Língua Caboverdiana. Esqueça,... também as regras da escrita da LP para escrever o caboverdiano... Pense, em primeiro lugar, que está escrever uma Língua Velha com um Alfabeto Novo e obedecendo a regras com princípios e parâmetros linguísticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário