25.9.09

A Semana dja da ka pode!

Alupecólogos contra Leigólogos. Komu Jornal A Semana dja da ka pode... fica aqui o meu comentário não publicado (até este momento).

Ao Jornal A Semana, que dê mais Gigabaites a esse artigo de opinião;

À Suzana Mões, aquela que não é Linguísta e alupecóloga tão pouco,
Aos Leigólogos que pseudonimicam David Leite, o articulista.

Aos Leigólogos (apenas para aqueles que têm curso em Leigolandês da Leigolândia e que por alguma razão querem manter essa profissão) vai um lamiré só para desconfundir estes profissionais LEIGOLOGISTAs é "pessoa que trabalha como redactor, repórter, colunista ou director em órgão da imprensa, ou programa jornalístico na rádio ou na televisão". Admite-se que LEIGOLOGISTA pode ser sinónimo de JORNALISTA!? Só quando aquele se limita à profissão deste, como fez no artigo publicado. Agora, mesma opinião não podemos ter no que se refere aos comentários do seu pseudónimo(?) publicados; visto que nesses (des) trata os Cientistas da Linguagem de forma “descomedida”. Este recusa-se a ser Jornalista culto que é(?)

Os "alupecólogos" e todos os LINGUÍSTAs são "especialista em linguística (ciência que tem por objecto: (1) a linguagem humana em seus aspectos fonético, morfológico, sintáctico, semântico, social e psicológico; ...). É também LINGUÍSTA "(2) diz-se de ou pessoa que se dedica ao estudo e ensino de línguas" . Os verdadeiros LEIGOLOGISTAS deviam limitar-se à especialidade. Como? REPORTANDO… voltar para trás; fazer recuar; retroceder... insinuar que…; achar que..;, na minha opinião e na de muitos os leitores, telespectadores, os ouvintes…; queria saber…; Como vêem os Leigologistas, nesta verdadeira acepção do termo, se se limitarem à profissão, são actores sociais importantíssimos, até podemos dizer que têm um papel social muito mais importante do que esses Cientistas egoístas "que ou aquele que tem experiência, que tem prática, que tem conhecimento das coisas" e não o partilha se obrigado não for. Porém, todos sabemos que é para o gáudio dos Leigólogos que os verdadeiros Cientistas trabalham. Um bem-haja, David Leite, o articulista. Mas neste domínio da Linguística, Caboverdiana em particular, não há volta a dar!

Sem comentários:

Enviar um comentário