22.4.12

Sotakis.


Kada ome ku se soUtake... demokratiko!


Sobre nos Lingua, sabe mode kusa sta nes entrevista li OFICIALIZAÇÃO DO CRIOULO  

"(...)

Mudemos de assunto. Para quando a oficialização do Crioulo?
Dentro do MC está previsto um organismo, e já temos a funcionar um gabinete para as línguas, para tratar do assunto sem esquecer a sociedade civil e o poder público. Já anunciamos, e isso está no nosso plano de actividades, que 2012 seja um ano de oficialização do crioulo. Há uma fase prévia, depois técnica, de seguida de socialização com a sociedade civil para depois dar lugar a uma fase política durante a qual o Governo levará a proposta ao Parlamento para a oficialização da língua.

E há uma alternativa ao ALUPEC (Alfabeto Unificado para a Escrita do Crioulo)?
É uma questão que os técnicos decidirão. A Língua Cabo-Verdiana é a que a falamos em todas as ilhas, em todos os cantos do país, essa é que deve ser oficializada. Desde o sotaque da Brava ao sotaque de Santo Antão. O ALUPEC é um normativo, uma proposta aprovada de como se deve escrever. Mas é evidente que poderá haver novas propostas ou até melhorias, não o vejo como um documento acabado.

Insistimos:  para quando a implementação da Língua Cabo-Verdiana no Ensino Básico?
Só depois da Comissão encarregada sobre o assunto for empossada. Caberá a ela sugerir ou indicar como deverá ser feita essa introdução. Este é um trabalho que tem de ser articulado com diversos ministérios que têm a ver com a Educação. (...)."

N TA DEFENDE OFISIALIZASÃO DE NHA LINGUA KABOVERDIANO.


 Nes entrevista MC é bastante klaro - levará a proposta para a oficialização da língua. Mas antes ['mazãnte] é ka kel li. Nho ka ntende?!

- já temos a funcionar um gabinete para as línguas;
- 2012 seja um ano de oficialização do crioulo;
                 -  Fase prévia;
                 -  Fase técnica; 
                 -  Fase de  socialização com a sociedade civil;
                 - Fase política durante a qual o Governo levará a proposta ao Parlamento para a oficialização da língua.


Ma N dis Maria [mɐNdismɐriɐ], unde sta normalizasão? Se AK ta sigi prinsipe de skrebe sima bu ta papia? Nun Lingua kuja proposta de skrita sta na sotake de kada papiante, naturalmente nu ta ben ten "omesmo palabra skrebedo de palo menos dos grafias... 

1. N sta ba ka <kaza/ kasa> Nita.
2. M ti ta ba kaza de Nita.

De nha parte N ta ntende ma Kriolo sta ofisializado. Falta ofisializa Lingua Kabuverdiano. Un Lingua só, de tudo kabuverdiano y de ninhun falante en partikular.



Un menino ta bai skola prende skrebe un Lingua Nasional, previamente, preskritivo, padronizado y ofisializado. 

Ke tumara ke es lingua Nasional ten "sotake" mas perto de se lingua de berso o de nha komunidade de fala. Kel li é un bantaje pa mi ke nese na FOGU!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário