3.9.10

... Acordo Ortográfico. O que é que sabe sobre AO?

Transcrição ortográfica - Série RNCV... Junho 2009


...sobre o novo acordo ortográfico de língua portuguesa

“ último acordo ortográfico português angola_ cabo verde guiné-bissau_ moçambique_ são tome e príncipe_ timor leste_ portugual_ e o brasil _ ademais a que interessa um novo acordo ortográfico dos países de língua portuguesa _ seriam as editoras_ as mais interessadas no famigerado acordo ortográfico_ _ é que sabendo-se que a língua de um país é dinâmica _ portanto _ há que se respeitar os costumes_ usual de cada nação em termos de idioma falado e escrito_ o actual acordo ortográfico preserva o valor da chamada cultura lusófona_ de cada país_ _ e ainda que/// diz respeito à escrita das palavras e a própria_ ora_ o novo acordo ortográfico é apenas uma unificação idiomática não respeitando os falares de cada povo_ da língua portuguesa_ _ mesmo que se havendo e que _ a ortografia tem por fundamento fazer estabelecer uma unicidade na expressão escrita e se há que_ a própria dinâmica histórica_ por uma questão de respeito_ da manutenção do falar e escrever de cada região terá que ser mantido ? _ em síntese_ _ entende-se ser prejudicial ao falar e escrever de cada povo a língua portuguesa o novo acordo ortográfico? _ são estas e outras questões que a abordamos nesta segunda edição desta série a nova ortografia_ _ Bom dia ///_ dirige o departamento de ciências sociais e humanas /// _ _ defensora do novo acordo ortográfico de língua portuguesa esta manhã falamos com esta académica que faz da língua o principal instrumento de trabalho e de conhecimento_ ///

_ _ _ houve as alterações tanto no português de portugal como no português do brasil_ _ a partir _ portanto desse livrinho nós podemos ver que não é um bicho de sete cabeça _ as pessoas continual a falar como estão a falar _ mas simplesmente_ vai facilitar a vida _ não é algo que venha a dificultar _ e os revisores facilmente portanto _ vão poder-se adaptar _ tem um tempo para se adaptar_ _ portanto eu acho que isso não seja _ _ é_ não é_ um pequeno estudio_ um pequeno estudo _ pequenas leituras desse guia_ portanto desse guia de /// _ existem outros_ não é _ nós podemos chegar lá _ _ e os novos_ portanto e os novos_ portanto não têm_ não tem constrangimento nenhum _ não têm_ porque não conhecem o antigo _ e não tem constrangimento nenhum porque não conhecem o antigo_ ou não tem a prática de utilização do antigo_ _

/// estamos a conversa com linguista directora do departamento /// _ do ministério da cultura _ doutora /// trouxe-me aqui este livro_ não conhecia _ portanto_ já temos aqui atual c a consoante muda o c _ não é ? portanto o que vai mudar na grafia do português de /// e /// _ ah constante de texto_ ah_ perguntava-lhe a a língua é um instrumento que está em permanente evolução_ do portuges de gil vicenti de camões do português de fernando pessoa agora do português de saramago_ e ainda do germano almeida e agora do português da quem _ daquele aah escritor que virá quem sabe escrever neste novo acordo ortográfico_ portanto não há razoes para alarme?_ trata-se apenas de aah dum processo de ah adaptação e de assumpção _ _

- concordo perfeitamente com essa afirmação _ porque a língua é _ portanto a não é estática_ a língua representa realidades _ por isso_ até no plano lexical há palavras que entram na língua_ há palavras que caem em desuso_ não é _ então porque não da_ da_ da_ adaptarmos a nossa grafia facilitarmos _ até facilita a aprendizagem_ até facilita a aprendizagem_ portanto eu em questões de _ em questões de_ de _ mudanças linguísticas tou _ tou_ à vontade tou tranquila_ sei que elas_ portanto _ elas ocorrem_ portanto há _ há variadíssimos trabalhos sobre isso_ a língua é homogénea (interrompido pelo entrevistador) sou sou _ sou defensora porque acho não faz_ aah _ bom tem a sua explicação _ mas porquê que temos que dificultar quando nós percebemos perfeitamente_ não é de ser _ _ ser devido a mais facilidade_ porque escrever actual com c se eu posso escrever sem c_ mas também a_ ///

e aí considera queee_ em relação à escrita ortográfica_ acredita que isso poderá diminuir a quantidade dos erros de ortografia?

/// acredito que sim _ acredito que sim_ acredito que sim porque ah ah eu já fui professora de português_ e _ e vejo queee portanto_ às vezes nos temos que saber a história mas escrever a palavra ah co_ a palav_ a palavra q correta_ mas aí estamos a ser testado duas vezes_ o que sabemos da história da língua e a ortografia_ portanto nós não temos que estar a revelar o que nós sabemos ah na escrita da língua_ não temos que estar a ah revelar a historia da língua na escrita da língua_ penso a importância sim_ mas não creio que também tamos estar sempre a ser avaliados ah nesse ponto_ _

ah_ expressões das línguas_ línguas maternas a_ quando afirmo as línguas maternas_ estou-me a referir ah aos restantes países de língua ah da portuguesa que não portugal_ há expressões da língua materna palavras que vão constar do novo dicionário da língua portuguesa com base no novo acordo ortográfico_ este é um ganho_

exactamente_ este é um grande ganho_ porque temos uma única língua_ podemos ter portanto um instrumento_ um dicionário_ uma gramática_ que vai comportar_ portanto vai_ portanto vai_ vai ter essas expressões _ vai ter essa palavras é um ganho porque a língua portuguesa ela é composta portanto_ ah das expressões _ das palavras _ o léxico de todos os países onde se fala português_

aaaah_ falemos agora dos professores dos alunos referindo-se concretamente aos manuais_ ah a documentação_ à bibliografia caboverdiana _ naturalmente que isso fica menos oneroso quando temos uma ortografia comum_ não é_ por exemplo_ aquele livro que é escrito na ortografia aí no brasil é o mesmo que se escreve em portugal_ é o mesmo que se escreve eventualmente em timor_ certamente ah em cabo verde_ com toda a certeza em são tome e príncipe_ moçambique e amgola e outros países como guiné bissau de modo que custos desse investimento são menos onerosos. pergunto-lhe ah ah_ há que portanto investir em novos manuais para que ah os alunos e os professores tenham esses instrumentos ah de trabalho à mão_ _

exactamente_ isso /// é imprescindível ah_ ficando portanto _ ah em termos económicos ainda que neste momento fique_ a à primeira vista _ pode parecer que fique mais caro_ se calhar até que_ mas se calhar são coisas que_ que vale a pena_ ah são coisas que vale a pena_ são coisas que vale a pena_ porque nós em cabo verde_ por exemplo _ nós _ vivemos de _ portanto de_ nós import_ vivemos de de de livros importados_ nós ah temos bibliografias do brasil_ temos bibliografias de portugal e _ o que é que nós exigimos aos alunos_ nós exigimos aos alunos ah que eles escrevam de acordo com o português europeu_ com o português que é o nosso português padrão_ agora eu pergunto as pessoas que viveram no brasil_ as pessoas que estudaram no brasil_ que vem para cabo verde ah_ vão escrever um texto e e têm que automaticamente_ portanto_ vão entregar um texto em cabo verde_ inclusive em português de portugal tem os "cs" tem os "ps"_ e quem está em cabo verde pode também pode pode recusar pode exigir que esse texto_ portanto_ aah não ah eu _ pode ser opção_ de aceitar ou não_ mas quer dizer_ para mim sempre faz confusão termos um texto_ uma palavra que apareça ah_ de duas maneiras diferentes_

o facto_ embora seja linguista_ esta é uma pergunta quee não ultrapassa mas extravasa um pouco ah o seu âmbito de argumentação perante o conflito para esta conversa_ mas pergunto-lhe tendo_ tal como temos_ ah várias ortografias da língua portuguesa_ porque não é só o brasil ah ah e portugal que têm ortografia diferente ah ah já li livros ah ah feitos de angola e que a ortografia ah é especialmente diferente da utilizada no brasil e em portugal_ o quê que lhe pergunto é o seguinte _ este novo acordo poderá fazer com que o português seja língua utilizada em vários fóruns_ uma vez que tenhamos um novo acordo_ podem ser redigidos numa mesma ortografia_ acha_ acha que futuramente isso poderá ser mais uma valia_ ah mais uma mais valia para ah ah a inserção do português enquanto língua de comunicação nos fóruns internacionais?_ _

ah_ sim esse//embora em termos de oralidade as coisas continuam como estão_ cada um continua a falar portanto_ na sua variante_ não vamos ter alteração a nível da_ daa_ portanto daa_ da da oralidade_ _ a agora a nível da escrita_ portanto facilita_ facilita porquê_ porque vamos ter grupos de trabalhos que portanto são formados por pessoas que falam português e que têm uma única grafia_ não precisamos de ter pessoas que falam português de três ou quatro países diferentes e que num trabalho portanto do grupo têm de decidir na hora ah _ vamos escolher portanto que_ qual é a variante que vamos decidir escrever_ portanto a_ quer dizer_ são pequenas coisas que /// não não eu acho que neste caso_ portanto como é um novo acordo ortográfico comum_ portanto não vamos ter de precisar de decidir eu vou escrever na variante do brasil ou na variante do português europeu_ são coisas que com o acordo ortográfico ficam já decididas_ temos uma única grafia_ portanto em cabi verde no brasil em portugal ah portanto em angola escrevemos da mesma maneira _ ainda que cada um faça a sua pronuncia_ _

enquanto linguista terá naturalmente teve encontros ah convívios também aah conversas aah de amizades entre pessoas ah ah da mesma área de formação sobre este novo acordo e também sobre outros assuntos que ensombram entre aspas_ a língua ah ah portuguesa_ ah enfriam-nos … em sua opinião ah as argumentações que tem ouvido dos colegas ou de amigos ah _ acha que esse acordo entre amigos é um acordo consensual ou há ainda quem tenha alguma reservas_ estou a referir-me à comunidade cientifica_ _

bom _ olhe entre os contactos que_ entre os contactos que eu fiz aah portanto_ é consensual_ os contactos que eu fiz _ pelas conversas informais entre pessoas da mesma área_ portanto pessoas da minha área _ portanto é algo consensual _ porque nós aqui como eu disse_ portanto ah _ quem é professor de português sabe que aah_ que as vezes é complicado quando nós mandamos os alunos portanto lerem_ não é _ eles vão ler_ há alguns que tem portanto_ ah vão ler e escrever sobretudo_ portanto na escrita têm contactos com livros brasileiros e e eles tem _ é vou escrever exactamentte com vi no livro_ não é_ e está errado_ nãos temos de explicar_ não está errado_ portanto eu acho que pelo menos num meio _ _

em portugal ah por exemplo há jornais que já escrevem no novo acordo _ _

aah_ bom pronto eu não tinha conhecimento disso_ mas eu acho que _ que ainda bem_ ainda bem_ eu como defensora do acordado_ que ainda bem que as pessoas portanto se vaõ habituando_ vão se habituado e uma vez lendo portanto já é uma maneira também de aprender a escrever_ _

a unificação diz /// facilitará o processo o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países _ e o português deixará de ser o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais_ a do brasil e a de portugal_ o mundo lusófono fala português é avaliado hoje em cerca de duzentos e vinte milhões de pessoas _ _

portanto o acordo ortográfico_ aah_ um dos principais objectivos é uniformizar a escrita da_ da língua portuguesa e ah nessa óptica portanto_ temos uma única língua que tem as suas variantes e é perfeitamente natural e normal e cientificamente também correcta que ah tenhamos uma única ortografia_portanto que ah ortografia é diferente da escrita_ e neste caso portanto as grandes diferenças era entre ah portanto o português ah falado no_ no brasil_ não é escrita_ não é_ e ah e ah europeu_ ou seja_ também nos países africanos_ não é_ ahn quais as alterações que foram feitas_ as alterações que foram feitas ah são _ por exemplo_ as consoantes mudas_ as consoantes mudas_ é claro que_ tem e_ estão lá_ têm razões_ têm razoes para estar lá_ mas também ah na óptica de facilitar_ portanto a única ligação da escrita e também facilita a própria escrita da língua_ _

quando vamos à internete ah e que precisamos fazer uma opção encontramos português brasil ou português ah portugal_ _ portanto_ uma vez que este acordo futuramente – esperemos que ainda seja ah_ no semestre_ no segundo semestre deste ano_ isso deixará de existir_ _

com certeza_ com certeza _ vamos ter portanto apenas o português_ isso é portanto uma das grandes vantagens_ uma das grandes vantagens porque há pessoas portanto que não tem_ a noção de_ qual é aqui ah a divergência portanto entre essas duas _ as duas grafias_ portanto para quem conhece muito bem sabe qual é a diferença_ _ há outras que não_ então vamos ter_ não é_ uma única ah portanto só a portanto um único item _ português_ e que vai entrar o português do brasil de cabo ver_ de dos países africanos de expressão portuguesa e de portugal_ _ //

// e de outros utilizadores da língua portuguesa também não sendo lusófonos _ _ _
Exactamente_ exatamente_ _ porque eles aprendem_ não é_ aprendem o português aprendem [ a língua] de país onde estão_ mas par eles_ quer dizer_ é é um pouco indiferente ser de portugal ou_ ou_ ou do brasil_ então_ eles falam o português_ e e uma das forças do acordo _ não é_ uma das razões é precisamente por causa disso_ queremos tornar o português língua internacional // internacionais_ a unificação da escrita é uma grande vantagem_ _

este é um assunto que nos remete pa história nos remete pa demo_ demografia nos remete pa economia_ nos remete para o espaço lusófono estou-me a referir aos cento e noventa milhões de habitantes do brasil_ _ o brasil_ segundo alguns a_ ah escritos_ ah impôs esse acordo aos demais países da língua portuguesa_ sabemos que cabo verde são tome e príncipe um ou outro pais cujo nome não me lenbro neste momento_ foram dos primeiros a rectificar o ah o acordo_ de modo que lhe pergunto_ _ ah ah em seu entender como foram feitas essas negociações_ _

portanto nestas questões_ aaah decisões em relação à língua_ aah é um bocado difícil ah ser-se_ aah_ sermos totalmente democrático no verdadeiro sentido da palavra_ porque aqui mistura-se duas questões_ não é_ a língua é do falante é do locutor é do povo_ por outro lado_ é uma área científica_ _ então aah por mais que é_ é necessário ir levar em conta todas as opiniões_ também é necessário ter em conta que é uma área científica_ mas nem todos têm esse conhecimento cientifico_ ah e se calhar aqui não é o caso para dizermos que portanto_ a maioria_ né_ a maioria que vence_ não será bem isso o caso_ o brasil_ o brasil vem experimentando_ _

quando diz a maioria que vence eee não colhe muito_ não é crível tendo em conta que o tratado exigia um certo numero de países rectificadores do acordo_ _ _
por isso que eu tou dizer que este não será o exemplo_ não é_ para se dizer que portanto a maioria a ah a maioria que vence_ porque o brasil vem experimentando_ o brasil vem asentindo na pratica se vale ou se não vale a pena levar o acordo em frente_ não é_ ah e _ quer dizer eles estão se calhar _ _ melhor posicionados_ eles estão melhor posicionados para saber se vão avançar ou não_ portanto_ eu não acredito em termos digo isso em termos ah_ não é apenas uma leitura pessoal_ em termos técnicos éé não vejo que seja imã imposição_ porquê_ porque na pratica ah_ por exemplo_ eu dou o caso que é mais_ eh toda a gente pode ah pode perceber mais rapidamente que é o caso das consoantes mudas_ não é_ temos_ temos a pal _ em_ palavras onde temos // ótimo por exemplo_ a palavra óptimo_ nós não pronunciamos essa palavra ['ɔptʃimu]_ _ ah ah sabemos que há lá um “p” mas há muitas gente_ não é_ se calhar_ há muitas pessoas que dizem que são contra o acordo e são capazes de escrever óptimo sem “p”_ _ _

linguista_ ///_ defensora do novo acordo ortográfico de língua portuguesa_ falando com esta académica ficamos a saber que ela é defensora acérrima do novo acordo_ faz da língua o seu principal instrumento de trabalho e do conhecimento_ aqui na rádio de cabo verde até sexta-feira_ a série o novo acordo ortográfico de língua portuguesa_ _

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