18.10.11

NHOS BULI-L...

Oje é dia de kuRtura Nasional. Nes dia, papia de Língua ke é um elemento fundamental de Kultura e instrumento unifikador de Nason é un obrigason...
Na nos kazo, Nasão y Lingua oral kumensa ta forma djunto na konstrusão de nos identidade kultural amalgamado na rais. Des rezultado inda no sa ta spera ser ofisialmente rekonhesido na se konponente Linguistiko. Nos sidadania foi restabelesido y rekonhesido na 1975, mas na nos identidade nasional inda no sta manko, falta rekonese ofisialmente, de faktu e de juri, nos nasionalidade kultural komun enkorpado na alma de lingua Kabuverdiano.
Deskudado: Ka parsen ma es arve linguistiko, dezenraizado y torna dento kaminho, ta da fruta se ka tumado kudado ku el midjor, el meste proteson, inda ke na sombra de AK:
"A caminhada para a unificação gráfica deverá implicar, mais cedo ou mais tarde, a opção por uma das variantes como língua oficial e, dentro da variante escolhida, deve-se escolher o socioleto mais genuíno. É necessário um debate sobre a questão porque, sendo a língua um organismo vivo, sujeito a alterações durante a sua existência, a própria fixação ortográfica há de nos mostrar que a pronúncia vai evoluindo e que a escrita não pode necessariamente acompanhá-la. (...)
O processo visando a oficialização deverá passar pela etapa inicial, em que haverá unidade na escrita e diversidade na pronúncia e no léxico, à etapa final, caracterizada pela unidade na escrita e na pronúncia e enriquecimento do léxico (visto que haverá a absorção, pela variante adoptada, do léxico das restantes variantes) " (Veiga, 2006 :183-184) (negrito nosso).
DE AKORDO No meste abre manenti-manenti un debate Nasional ke dja tarda – sen spik - pa sosializa es keston de skrita de Lingua Kaboverdiano, na medida en ke un parte de Nason tene duvida y dja manifesta-l,  sobre vantaje des proposta de Alfabeto Kaboverdiano, instituido. Inda no ten tenpo...

Bibliografia:
VV. AA (2006),  Proposta de Alfabeto Unificado para a Escrita do Cabo-verdiano. Praia: IIPC.

Sem comentários:

Enviar um comentário