20.2.10

IN CORAL VERMELHO... Tornar portguês Lingua Nacional. Ago, e Kumode?

? Com uma interrogarção. Suma manhan e dia di Lingua Madrasta, si kel li ka argumentu klika li sin sin:

"(...) Defendo que para o nosso caso, até deveríamos tornar o português, língua nacional e assim proporcionar a todo o falante cabo-verdiano maior competência linguística que o ajudará a libertar-se do ciclo de pobreza, do analfabetismo e de subdesenvolvimento.
Séculos de Documentação, de Literatura produzida em prosa e verso mostrou à saciedade que foi versada maioritariamente, em português, por gente que sempre amou e falou o crioulo, com os seus mais chegados, sem qualquer reserva. Agora, era também gente que sabia que o nosso querido crioulo não substituía nem de perto, nem de longe, a nossa também querida língua portuguesa quando se tratam assuntos que entram no âmbito da cogitação filosófica, da análise literária, ou de procedimentos tecnológicos.
Logo, com este caudal de rica experiência, Cabo Verde só tem a ganhar se deixar ao crioulo o papel que tem tido na especificidade cultural do Arquipélago cabo-verdiano De uso doméstico, da socialização afectiva, da lavoura, de cantigas, de quadras, do folclore nacional, das cantigas crioulas, de alguma prosa e poesia entre outras funções de comunicação e expressão; e à língua portuguesa, o seu lugar no ensino, na leitura, na alfabetização, no ensino, na formação de quadros, entre outras funções, até aqui tidas e realizadas, para o desenvolvimento do país. E isto deve ser encarado com todo o pragmatismo, sem qualquer reserva, pois, as duas línguas são ambas nossas, ambas expressam a cultura mestiça que nos caracteriza e ambas concorrem para a edificação da nossa identidade. "

PS: Kes distaki dadu e di nha responsabilidadi!

2 comentários:

  1. Plenamente de acordo consigo, caro senhor. Se tivesse que comentar sobre o assunto, usaria os mesmos argumentos.
    Opinião de um cidadão cabo-verdiano, que, embora não residente num país de expressão portuguesa, considera a Língua Lusa como pátria.
    Armindo Rodriguez

    ResponderEliminar
  2. Caro Armindo,

    Esclareço: o artigo integral está no Post do http://coral-vermelho.blogspot.com/2010/02/crioulo-versus-portugues.html. Sendo assim, está de acordo com a autora. Agora, a ideia de termos o Português como LÍNGUA NACIONAL é possivel se se continuar com este processo de descrioulização... Nessa data o crioulo "estrá morrido"...

    ResponderEliminar