11.8.13

HartoGrafia. Lingua ta da-l ke papia!

 
"(...)
Ora, a existência de uma dupla grafia para a mesma palavra confirma a democraticidade da língua, que respeita as duas pronúncias: a de Portugal e a do Brasil. Assim e de modo a resolver os casos em que uma consoante se pronuncia ou não, salvaguarda-se a possibilidade de essa palavra ser escrita de duas formas.
Não podemos, porém, esquecer-nos de que devemos ser criteriosos quanto à utilização da língua materna. Se utilizamos a variante europeia, uma vez que somos portugueses, devemos selecionar a opção pronunciada em Portugal. Embora determinada grafia seja conveniente, não significa que a alternativa usada no Brasil seja incorreta, mas trata-se de uma questão de coerência em relação aos princípios defendidos pelo acordo ortográfico. Deste modo, em Portugal, utiliza-se facto e, no Brasil, fato, visto haver uma oscilação na pronúncia. (...)"
 
Se dupla grafia pa um mesmo palabra ta confima democratisidade de lingua, imajina go,  valor dimocratico des sentensia li: "skrebi sima bu ta papia" ... kanpian! kanpion! kanpiãu! kanpiaun!
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário